-->

Como Criar e Educar Filhos de Forma Correta e Eficaz? Vamos Conversar e Refletir Um Pouco Sobre Esse Tema


Olá virtuosas! como passaram o fim de semana?
Hoje acordei pensando num assunto muito interessante para nós mulheres, mães e futuras mães refletirem! Sobre a criação e educação de nossos filhos.

A Bíblia se refere aos filhos como uma herança que o Senhor nos dá, e de fato são mesmo preciosidades de valor inestimável! Eu mesma, tenho minha pequena Saphira, que fará 3 aninhos em maio, e já estou a espera da minha segunda menina, que vai se chamar Emanuelle. Queremos pelo menos mais dois ou três filhos(as), o que causa certo espanto nas pessoas!

Tem sido bem engraçado! Minha filha Saphira é muito linda e um doce de criança (quem conhece sabe do que estou falando), e recebe muitos elogios onde quer que vamos, sempre aproveito a oportunidade e digo: Estamos a espera da nossa segunda menina! Todos acham legal o fato de termos filhas de idade próxima, as mais experientes dizem que é melhor e mais fácil criar filhos com pouco diferença de idade. Mas quando menciono que ainda queremos mais 2 ou 3 filhos(as) além dessas, vemos todo o tipo de reação. As pessoas arregalam os olhos, alguns ficam com ar de deboche, tipo com aquele pensamento: Não tem tv em casa? Outros se coçam como se tivessem alergia a filhos e muito poucos ficam admirados e parecem aceitar o fato de desejarmos uma família numerosa.


Claro que entendo os diversos motivos pelo qual as pessoas hoje em dia não querem ter filhos, muitos preferem ter cachorros e chamar de meu bebê. Os que querem, na maioria, desejam apenas um ou dois, afinal de contas vivemos em um mundo caótico onde criar e educar seus filhos realmente é um desafio muito grande! Há tanta maldade contra crianças, tantos banquetes no mundo, como drogas e prostituição, para atrair nossos jovens filhos, sem falar em como custa caro ter filhos! Eu realmente compreendo que não é fácil!

Mas o número não importa, não quero falar sobre isso com você, cada família tem o direito de fazer seus próprios planos e definir quantos filhos quer ter, não é porque quero muitos que acho que todos devem ter muitos filhos. O que quero tratar é bem mais profundo que isso, quero refletir com você sobre como temos ensinado nossos filhos.

Antes mesmo de ter filhos, perguntei a Deus o porque de muitos crentes tinham filhos que pareciam filhos de pessoas não cristãs, totalmente sem respeito, sem princípios bíblicos e isso me assustava muito pra falar a verdade. Morria de medo de ter filhos assim, desrespeitosos. Então o Senhor me levou a compreender melhor o que está em sua Palavra lá em Provérbios.

"Ensine a criança no caminho em que ela deve seguir; e, mesmo quando ficar velha, não se desviará dele." PROVÉRBIOS 22:6 -Bíblia Judaica Completa-

Comecei a notar que o ensino não se dá apenas no falar ou no corrigir a criança quando ela comete algum erro. Passei a notar que educar minha filha tem muito mais a ver comigo do que com ela mesma, está em quem eu realmente sou, e em como eu me comporto em todos os momentos da minha vida. Afinal, somos como um espelho para nossos filhos. Eles fazem o que nos veem fazer.

É como aquela velha história, onde o pai ou a mãe diz pro filho que é errado mentir, mas quando toca o telefone manda dizer que não está! E aí? O que será que seu filho vai realmente guardar e aprender? O que ele vai ter de exemplo pra seguir? O que você falou ou o que você fez?


Segundo a psicologia o caráter de um ser humano se forma até os sete anos de idade, e precisamos ter uma atenção redobrada sobre que mensagem, que ensino temos passado para a próxima geração através dos exemplos que damos aos nossos filhos. Não que tenhamos de ser perfeitas, mas de saber lidar com nossas imperfeições e de sempre passar essa maturidade aos nossos filhos.

Ontem mesmo eu errei com minha filha, estávamos nos arrumando pra ir no culto a noite. Eu estava tentando fechar uma botinha no pé dela, enquanto isso ela colocava objetos na minha cabeça e aquela ação estava me irritando muito! Imagina só a cena: Grávida de seis meses com os hormônios a flor da pele, com alguns planos frustrados no dia, correndo contra o tempo, pois antes do culto ainda tínhamos que passar no hospital, tentando fechar aquela bendita botinha que insistia em não fechar e a Saphira mexendo no meu cabelo. Falei com calma algumas vezes (a calma foi acabando a medida que eu falava): Filha para! A mãe esta tentando fechar essa botinha, não irrita a mamãe!!! Até que pirei de vez, joguei a botinha no chão e disse um sonoro PARA!!!!! (Tive um Piti)

Depois que me acalmei, refleti sobre meu comportamento e fui me retratar com ela. Expliquei a ela como eu me senti no momento e confessei que havia pecado e que aquele comportamento não era bonito, pedi perdão e ela me perdoou como sempre. Aproveitei pra frisar com ela que é por isso que ela fica no castigo quando precisa pensar a respeito de uma atitude errada, é pra refletir e mudar de postura, assim como a mamãe fez!


Interessante não é?! Faz ou não faz diferença, soa ou não soa diferente uma atitude honesta e sincera? 
O que me parece é que os pais não compreendem que seus filhos são inteligentes e capazes o suficiente pra ler essas mensagens, as crianças são muito visuais, aprendem com nossos exemplos, precisamos atentar para isso. E buscar agir de forma a sermos ótimos exemplos a serem seguidos por nossos filhos!

Tudo o que escrevi é baseado no que tenho aprendido com minha ainda pequena trajetória como mãe, sei que é um desafio educar filhos de forma correta nos dias de hoje. Mas acredito que vale o esforço, e que é possível criá-los dentro dos princípios bíblicos. Nossa sociedade está carente disso, de mães e pais que criam filhos para transformar, para implantar o Reino dos Céus aqui na Terra. 

Muitas vezes quando olhamos pra o estado da nossa nação e vemos o caos que é a saúde pública, a educação e principalmente a política, queremos culpar quem está lá no poder, mas nos esquecemos de onde essas pessoas vieram, de famílias, foram criadas e educadas de alguma forma e hoje refletem o que receberam em sua formação. 

Amanhã pode ser o seu filho(a) o médico, o professor o presidente! Ele estará preparado pra fazer diferente? 

Um grande beijo a todas! Que Deus abençoe sua semana!!!!







Related Articles

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário