-->

Modéstia Cristã! O Que A Bíblia Ensina Sobre o Modo de Vestir Das Mulheres Cristãs?


Olá mulheres virtuosas! Como estão?

Já faz um tempo que venho aprendendo sobre o modo de vestir da mulher cristã . Sei bem que há muita conversa por aí, e muito é falado, porém meu intuito ao escrever sobre o assunto não é gerar polêmica, nem dizer o que é certo e errado usar, já que isso que envolve muita coisa, cada pessoa tem um tipo físico e o que pode fica vulgar em uma, pode não ficar em outra, um exemplo disso é o vestido estilo sereia, para uma mulher que é magra de medidas pequenas e quadril de tamanho pequeno, não ficará vulgar, porém se uma mulher do tipo físico pêra, que é aquele que tem o quadril mais largo, usar o mesmo vestido, vai ficar sexy demais, pois se ajustará muito ao corpo e acentuará as curvas do corpo.


Na verdade, é tudo questão de bom senso e claro, Espírito Santo, não há como falar de equilíbrio e bom senso sem Ele. É o Espírito de Deus que nos equilibra e direciona ao que agrada ou não a Deus.


Claro que tem algumas peças que não indico pra ninguém, como legging sem uma blusa comprida por cima, jeans justo sem uma blusa mais comprida também, saias, vestidos e shorts muito curtos, decotes profundos, transparências em locais inapropriados, essas coisas não tem jeito, jamais terão a ver com modéstia cristã.



Mas O Que A Bíblia Fala Sobre As Vestes da Mulher Cristã?

























"Da mesma forma, as mulheres, ao orar, devem se vestir com modéstia, discrição e de modo respeitável, não com penteados elaborados e joias de ouro, pérolas ou roupas caras. Em vez disso elas devem se adornar com o que é adequado para mulheres que afirmam adorar a Deus, ou seja, boas obras.”  1Timóteo 2:9-10

Texto maravilhoso, né?! Analisando-o percebemos que há muito a se extrair destes versículos, porém quero me deter em algumas partes, que vem de encontro ao assunto de hoje, MODÉSTIA CRISTÃ. Paulo relata instruções práticas na carta enviada a Timóteo, e diz para as mulheres se vestirem com MODÉSTIA, DISCRIÇÃO e de modo RESPEITÁVEL. Mas você sabe o que realmente estas três palavras querem dizer? Fui pesquisar em dicionários da língua portuguesa uma descrição para cada uma das palavras em destaque.

MODÉSTIA = Recato, decência, desejo de não dar nas vistas,simplicidade, humildade, ausência de luxo e vaidade.

DISCRIÇÃO = Prudência, reserva, sensatez, desejo de não dar nas vistas.

RESPEITÁVEL = Digno de respeito.


Bom, então já sabemos que o modo de vestir das mulheres cristãs tem de ser recatado, decente, prudente, reservado, sensato, sem exageros (como luxos e vaidades, jóias em excesso e penteados muito extravagantes e chamativos) e o que eu mais gosto DIGNO DE RESPEITO! Essa pequena frase é um excelente termômetro para se usar no dia a dia. imagina você no seu domingo, prestes a sair para o culto ao se olhar no espelho completamente pronta, pode perguntar ao Espírito Santo, minhas vestes são dignas de respeito?


Uma Breve História Real


Amadas, eu entreguei minha vida ao Senhor aos 18 anos de idade, me lembro que eu usava muita roupa curta, saias e shorts, e claro, chamava a atenção dos homens, não era difícil sair na rua e ouvir elogios, piadas indecentes, olhares, essas coisas que esse tipo de roupa atrai, lembro que eu dizia - Está quente e eu não vou passar calor, vou usar roupas curtas sim, se quiserem olhar que olhem, que falem, não me importo. 

Até o dia em que me encontrei verdadeiramente com Jesus, ali descobri que alguém se importava com o que eu vestia e com o que falavam a meu respeito, que eu tinha um Pai que  queria zelar pela minha pureza e imagem. A primeira coisa que fiz ao voltar daquele culto pra casa foi reunir tudo o que havia de roupas curtas e decotadas em uma sacola e jogar no lixo! Dali em diante o Senhor começou a me mostrar o quão é precioso uma mulher vestida com decência e respeito. E não me arrependo da minha atitude radical.

As vezes temos medo de perder algo que é agradável ao nosso coração, nos apegamos a nossa imagem, mas saiba que Deus nunca tira algo e te deixa um vazio, sempre que o Senhor mexe conosco e nos tira algo é pra nos melhorar e nos tornar mais parecidas com Ele e sempre recebemos algo muito melhor e superior ao que renunciamos.

Se você é solteira, pense nisso, seu corpo não é vitrine, você não tem só isso para oferecer ao mundo, lembre-se de que você é a luz e o sal do mundo, e sal que não salga é lançado fora (Mateus 5:13). Faça a diferença e escolha glorificar e refletir Deus em tudo, inclusive no modo de vestir.

Se você é casada, como eu, não pense duas vezes em deletar da sua vida aquele decote revelador! Saiba que os maridos se agradam e muito de saber e ver que você zela pelo seu corpo e que guarda a sua sensualidade somente para ele, é um ato de obediência a Palava de Deus e de amor por seu esposo.

Vigie Com Pensamentos e Intenções!


Você pode sim, ter começado a ler este texto com receio e aos poucos começou a concordar com ele, é normal a gente resistir aquilo que é novo, mudança sempre gera desconforto, porém quero alertá-las e denunciar o agir de satanás, pois ele geralmente lança pensamentos em nossas mentes do tipo: 

  • Você vai mesmo se vestir igual a uma vovó? 
  • Vai ficar careta, agora? Você é nova, bonita, tem que se mostrar! 
  • O que suas amigas vão pensar de você? Elas vai te deixar de lado. 
  • Deixa de ser boba, o que importa é coração, Deus te conhece, a roupa não faz quem você é. 
  • Esse ensino foi dado as mulheres daquela época em que Paulo viveu, não valem para os dias de hoje. 
  • Vai ficar sofrendo por causa dos outros, deixando de usar o que o que gosta?
  • Mas, todo mundo usa, por que você não usaria?
Eu quis mostrar acima mais ou menos como inimigo nos fala e nos tenta, com seus pensamentos cheios de malícia para que não venhamos avançar e deixar cair de diante dos nossos olhos as escamas para que vejamos a verdade que é revelada a nós. Vigie com pensamentos desse tipo, fique atenta também a palavras de pessoas que você ama e que não te apoiarão quando resolver mudar, rejeite tudo isso em nome de Jesus e siga em frente, para o alvo Jesus Cristo.


Outro último ponto que quero falar é sobre suas intenções, quero convidá-la, se for o seu caso, a fazer uma análise interior de suas verdadeiras intenções ao usar as roupas que você usa. seja sincera e se identificar raízes de impureza e o desejo de ser notada por homens, de causar reações de admiração e atração sexual, ore a Deus e peça o seu agir. Tenha certeza de que Ele será o teu auxílio!

Qualquer duvida que tiverem pode me perguntar nos comentários, ou enviar uma mensagem privado usado o formulário de contato no rodapé do blog!
Um beijo, fiquem com Deus!
Sofia.




Related Articles

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário