-->

A Beleza Ideal Realmente Existe??? Posso ser Uma Mulher Perfeitamente Linda ou Devo Desistir Dessa Busca?


Comecei a não aceitar minha aparência bem cedo. Me lembro até hoje de um dia em que estava na casa de uma amiguinha de infância, quando de repente seu padrasto abriu a boca e me disse ''eu conheço um produto que pode alisar seu cabelo'', tamanha era minha inocência, que não entendi o porque ele havia falado isso, para mim não havia nada de errado em ter cabelo crespo, mas aquela frase ficou ecoando dentro de mim, e comecei ali a acreditar que havia algo errado com minha aparência.

Com o passar do tempo eu fui assimilando melhor as coisas, e na escola eu via as coleguinhas de cabelo liso, e as que não tinham alisavam, o fato de ser negra nunca me incomodou, a não ser por um período breve, mas passou, porém o cabelo crespo, as mãos, os pés e o nariz grande sim, além disso os seios eram pequenos demais e eu era muito magra.

Acredito que essa não era a forma que Deus gostaria que eu me visse, mas fica bem difícil quando a própria família critica você, embora todo o amor, ouvia diversas vezes meus irmãos rindo e fazendo piada do meu cabelo. Lembro de uma vez na adolescência em que cortei minhas unhas mais curtas e mostrei a minha mãe a mudança, esperando receber aprovação, já que ela sempre criticava minhas unhas mais compridas, a resposta da mamãe a minha mudança foi " Que bom! Pode ser que assim diminua um pouco o tamanho das suas mãos." Por favor, não julguem mal minha mãe e irmãos, são minha família e os amo demais, tudo isso é passado e todos nós cometemos certos erros, mesmo sem ter a intenção.
1''''
Me via tão longe de ser uma mulher bonita, minha autoestima baixou tanto, que acreditava que nunca ninguém iria se casar comigo, não me sentia boa o bastante, nem bonita o bastante para ser a esposa de um homem. Quando entreguei minha vida a Jesus aos 18 anos, as coisas começaram a mudar, aos poucos passei a me amar e me aceitar como eu sou.

Porém a poucos meses atras o Senhor começou a falar comigo a respeito da beleza feminina, sobre o que a sociedade diz ser belo e o que realmente é. Passei a perceber que há uma distorção muito grande nessa área e a mente da maioria das mulheres está cheia de pressões de todos os lados para serem segundo o que a maioria das pessoas diz que deve ser.

Vamos Analisar a Mulher Perfeita:


  • magra
  • alta
  • cabelo liso
  • cintura da Barbie (boneca)
  • bumbum grande
  • seios fartos
  • pele lisinha
  • lábios carnudos
  • nariz pequeno e/ou arrebitado
  • mãos e pés delicados
Essa é uma lista básica, se nos aprofundarmos mais,encontraremos mais vilões da beleza ideal pelo caminho como o cabelo branco, rugas, linhas de expressão, manchinhas na pele, entre vários outros.

Meu objetivo com essa lista de itens, é te fazer parar para PENSAR.  Responda para você mesma.

  1. Pra onde estou olhando quando busco esse padrão de beleza?
  2. Essa busca realmente reflete quem eu sou aos olhos de Deus?
  3. Viver tentando me parecer com outras pessoas, buscando ser quem eu não sou tem me feito uma pessoa melhor e mais feliz?
  4. O que meu cônjuge acha disso? Ele também deseja esse padrão de beleza tanto quanto eu, ou casou-se comigo pelo que sou e me ama assim?
  5. Essa mulher perfeita realmente existe ou é só uma distração para me manter obstinada e longe do meu foco?
E aí, pensou? Saiba que eu mesma respondi essas perguntas ha alguns meses atrás e foram feitas pelo próprio Espírito Santo. Vivia nesse dilema, como descrevi para você, não me aceitava até descobrir o que realmente importa e o que Deus pensava sobre mim.

O Que Deus Acha Sobre a Beleza Ideal? Ele Realmente Criou Uma Fórmula da Beleza Perfeita?

Você pode estar pensando " Tá Sofia, então você está querendo me dizer que não existe beleza ideal e que eu não devo me arrumar mais?"
Não é bem por aí, amiga, vamos ver o que a Bíblia fala antes de nos precipitarmos, ok?

Em Provérbios temos um dos versículos sobre beleza mais conhecidos, que diz: " O encanto é enganoso e a beleza pode desaparecer, mas a mulher que teme ao Senhor será louvada."  Provérbios 31:30 - Bíblia Judaica Completa.

Muitas ao lerem este versículo, interpretam que não devem se arrumar e o que importa é o sua relação com Deus, o que é correto em partes, devemos sim ter um bom relacionamento com Deus, nossa vida não faz sentido se Jesus não estiver presente nela. Porém quando lemos na Bíblia que o encanto ou a formosura são enganosos e a beleza pode desaparecer é apenas isso, é como dizer: " Fulana, não coloca toda tua esperança nisso, pois um dia acaba. Não está dizendo, não se cuidem, não procurem ser belas, apenas saibam que não será assim pra sempre.

E Porque Eu Deixaria de Buscar pela Beleza Ideal?


Eu poderia simplesmente responder, porque você não é a Barbie. Mas vou ser boazinha e listar bons motivos para você se amar como é e abandonar essa imagem da mulher perfeita de vez.

1. A mulher perfeita que é mostrada nas propagandas, revistas, filmes, passarelas, etc. não existe. Essas pessoas não são perfeitas, só parecem perfeitas devido a toda maquiagem e tecnologia que é usada.
2. Deus te fez assim! Mulher, saiba que o próprio Deus foi quem te faz assim, se você é baixinha, tem o nariz maior ou tem facilidade de engordar por exemplo. Foi o senhor que fez você com estas características, e aos olhos d'Ele você é perfeita assim, em 1 Samuel 16:7 diz "...O Senhor não vê como o homem: O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração."

3. Seu cônjuge te ama e desejou compartilhar todos os momentos de sua vida com você, não foi com a Barbie, ou com a mulher "perfeita".

4. Você é o exemplo mais próximo para seus filhos, e o que eles serão quando adultos esta totalmente ligado a base de amor e educação que recebem na infância, nós como mães somos o primeiro contato com este mundo e tende a ser assim sempre, claro que no caso dos meninos com o passar do tempo passar a se espelhar nos pais. Nossa imagem como pais é refletida nos filhos.

5. Viva sem esse peso de ter que ser perfeita! Eu fiz isso, quando parei de alisar o cabelo há alguns meses, e o sentimento de "sou linda assim" é maravilhosa! Sou muito mais leve e feliz depois que aceitei minha aparência.

6. Você vai se descobrir e se apaixonar por você mesma, e ver quantos atributos maravilhosos Deus colocou apenas em você, pra te fazer única e especial.

7. Você será um referencial, pode acreditar que isso vai acontecer, é praticamente inevitável. Uma vez que você muda, as pessoas ao seu redor notam e você passa a servir de referencia de aceitação, aconteceu comigo, logo que assumi meus cachos, tem amigas minhas que tiveram coragem e também assumiram seus cachos e isso é muito gratificante e recompensador.

Resumindo...

Você é única, especial e linda do jeitinho que você é. Para que correr atrás de um padrão de beleza que sequer é verdadeiro e pode mudar como as cores da moda mudam de uma coleção para outra?
Vale mesmo a pena? Te faz feliz, traz paz?
Vou deixar esse vídeo da querida Ana Paula Valadão ministrando sobre o mesmo assunto, vale a pena assistir...









Related Articles

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário