-->

MULHER VIRTUOSA - Vale a Pena a Mulher Trabalhar Fora?



'A mulher virtuosa, a carreira e a família, é possível fazer tudo?'

Sabemos que o mundo não é mais o mesmo, quanto mais o tempo decorre mais ele muda e nós como seres humanos fazemos nossa parte, nos adaptamos.

Após um período de guerras, I e II Guerras Mundiais (1914 – 1918 e 1939 – 1945, respectivamente), quando os maridos de muitas mulheres foram para a batalha, elas tiveram que assumir o lugar do homem, assim ela passou a sair de casa para trabalhar. As guerras acabaram, entretanto muitos dos homens que voltaram estavam incapacitados de trabalhar, com isso a mulher deu continuidade a sua ação, por necessidade deixou os filhos e a casa para trabalhar fora e sustentar a família.

Com o avanço, o capitalismo foi consolidado e inúmeras mudanças ocorreram na produção e na organização do trabalho feminino. A partir daí a gente já sabe, a presença feminina no mercado de trabalho se tornou cada vez mais forte. ISSO É RUIM? Não. Pelo menos não era para ser. Porém, não podemos deixar de analisar os dois lados da moeda. 

Existe o lado bom da mulher trabalhar fora e ser bem aceita no mercado, pois muitas mulheres realmente precisam contribuir com a renda familiar ou até mesmo são a renda principal da casa. Sem falar que é um direito conquistado e a mulher tem toda a liberdade para escolher se quer desenvolver uma carreira ou não.



Entretanto, criou-se uma mentalidade de que para a mulher ser livre, ela tem de mostrar isso trabalhando fora de casa, tendo uma carreira e sendo independente, muitas mães até mesmo ensinam suas filhas falando repetidamente para jamais dependerem de homem algum. Não sou e jamais serei contra o fato da mulher trabalhar fora, ocupar lugares de destaque ou cargos de chefia, porém contra fatos não há argumentos, não é verdade? 

Comprovado por estatísticas da ONU e do Organização Mundial da Saúde as mulheres sofrem mais com depressão, síndrome do pânico, estresse pós traumático e ansiedade. Segundo essas organizações a mulher possui um organismo mais sensível e com a sobrecarga da rotina de trabalho, casa, filhos, entre outras preocupações acaba sofrendo.

Antes de você pensar que estou julgando a situação de fora, saiba que eu faço parte do grupo das que trabalham e desenvolvem uma carreira, porém eu tive o privilégio de poder fazer isso em casa, pertinho das minhas filhas, foi minha escolha. Porém, não é menos ou mais desafiador do que as que trabalham fora ou que escolhem não ter uma carreira para se dedicar totalmente ao lar.

Assim é a mulher moderna, cobrada por todos os lados, por padrões de beleza, pelo consumismo que diz que ela tem de ter coisas que ela não precisa, pela sociedade que cobra que a mulher case, tenha filhos, more em uma bela casa, tenho um marido maravilhoso, uma carreira bem sucedida e uma pele de pêssego, TUDO AO MESMO TEMPO. E aí entra a reflexão de hoje? O porque estamos correndo tanto? Para onde estamos indo? Qual é o objetivo de tanto trabalho? 

Eu já ouvi o seguinte absurdo de uma mãe que deixava o filho de 3 anos na creche para trabalhar, dizer o seguinte: Não trabalho por necessidade, meu marido paga todas as contas da casa com o salário dele, eu trabalho para ter as minhas coisas, comprar meus cremes e maquiagens!

Quando vejo uma geração inteira de mulheres agindo de forma semelhante a esse, quero dizer dando mais valor para cuidados com o corpo e bens materiais do que para estar com a família, ou aproveitar melhor os primeiros anos de um filho, percebo que há algo muito errado na maneira como estamos vivendo.

Em Tito 2:3-5 diz o seguinte:
" Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.

Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada."

O texto em si é muito rico e podemos explorar muitas coisas nele, porém quero me deter hoje apenas na expressão usada para definir a mulher que cuida do lar. 'Ocupadas em casa' é um termo que pode gerar revolta em muitas pessoas, por parecer retrógrado, porém a palavra de Deus nos traz esse princípio. Deus se agrada da mulher cuidando da casa. 

Quero provocar em você a reflexão de como está seu coração em relação ao seu lar. Onde está o seu coração? Na carreira? No glamour, no perfeccionismo, na busca incansável por um padrão de vida melhor? 

Saiba que nada disso compensa uma família deixada se lado, a mulher pode trabalhar fora, ser gerente, empresária o que ela quiser, desde que não fique doente para isso, ou que não deixa sua família para segundo plano. Até mesmo mulheres cristãs estão enganadas achando que o fato de possuírem um ministério ou trabalharem na igreja fazendo a obra de Deus as livra da responsabilidade de estarem presentes na vida dos filhos e edificar os seus lares.

A família é seu primeiro e maior ministério. Falarei mais sobre o assunto mais para a frente, pois é um tema que dá muito pano para a manga. O que quero mesmo é mexer com você hoje e fazer com que reflita e identifique no que tem se espelhado e o que realmente é importante para você! 

Não esqueça de fazer seu comentário abaixo! Conheça nosso canal no youtube com dicas de moda, beleza e vida com Deus! Acesse ⇨ Canal Sofia Bica⇦ 

Siga o blog Mulher Virtuosa:


Related Articles

2 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. Boa tarde, Sofia!
    Parabéns, parabéns e parabéns! Concordo com você em gênero, número e grau. Meu sonho é cuidar melhor do meu lar, mas ainda não posso sair do meu emprego, meu marido não me apóia. Mas Deus me deu um caminho, criei um blog para ajudar outras mulheres e compartilhar experiências. Quando eu me aposentar, vou me dedicar só a ele, e ao Senhor. Deus te abençoe, e continue te guiando nesse ótimo caminho. Bjk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Fico feliz em saber do seu sonho. Cuidar do nosso lar é algo incrível, que nos traz recompensas maravilhosas! Que Deus te abençoe e te prospere em tudo! Beijinhos

      Excluir